Apresentação

1º ENCONTRO NORDESTE COMUNICAÇÃO E SAÚDE – ABRASCO

Salvador, Bahia, de 12 a 14 de setembro de 2012.

 Bem-vindo!

O 1º. Encontro Nordeste Comunicação e Saúde, proposto na plenária final do Seminário de Comunicação e Saúde: Trabalho em Rede para o Fortalecimento do SUS, realizado em Salvador, em novembro de 2011, resulta de movimentos realizados para a constituição de um grupo temático regional nordeste da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). O Encontro, espaço interativo de atores sociais de alguma forma sensíveis à multifacetada área da Comunicação e Saúde, se propõe a mapear inovações em objetos, teorias e métodos de pesquisa e ação com ênfase no campo da recepção; socializar vivências de estratégias e suas metodologias múltiplas; identificar práticas e demandas do ensino; pautar reflexões sobre questões macroestruturais em uma visão sócio-antropológica da sociedade e do Estado brasileiro.

Desde os anos 90 o pensamento crítico da comunicação vem sendo partilhado por trabalhadores da Saúde Coletiva, em sua dimensão teórica e prática, que experimentam novas  metodologias de investigação e intervenção social coerentes com os processos de implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), orientados por seus princípios doutrinários e organizacionais. Daí resultam diversas iniciativas de desenvolvimento de tecnologias comunicacionais inovadoras, culturalmente sensíveis, adequadas à diversidade sociocultural e coerentes com os modelos de gestão participativa e de promoção à saúde, convivendo com as práticas tradicionais de comunicação e saúde. Experiências inovadoras implicam o protagonismo dos atores sociais em todas as fases do processo comunicacional de produção, circulação e apropriação das informações, bem como indicam como estratégica a inclusão da temática no planejamento de todas as instâncias da saúde e com base na análise da situação comunicacional no território.

O Grupo Temático de Comunicação e Saúde da Abrasco e os núcleos institucionais vinculados assumem a responsabilidade de promover a reflexão crítica em torno das práticas de comunicação e saúde, estimular debates e fomentar o ensino e a pesquisa em torno dessa temática. Assim, é possível contribuir para as discussões sobre políticas públicas de comunicação para o setor saúde, bem como para a qualificação de suas estratégias, em busca da coerência com os princípios doutrinários e organizacionais do SUS e com a implementação da mudança dos modelos de atenção e de gestão participativa. Ao propiciar a convivência entre as pessoas, a troca de experiências e saberes, o  10 Encontro Nordeste Comunicação e Saúde poderá produzir subsídios para a elaboração de uma Carta de Salvador, produção coletiva que expresse o estado da arte da temática na Região Nordeste. Esta poderá ser levada à oficina dos GTComSaúde regionais, durante o 10º. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da Abrasco, que acontecerá em Porto Alegre de 14 a 18 de novembro de 2012.

Convidamos a compartilhar deste momento de construção coletiva do campo da Comunicação e Saúde que, para além dos conteúdos, produzirá novos sentidos para nossas intervenções no cotidiano das práticas.

Comissão organizadora